quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Vendedora de cuscus


Vendedora de cuscus, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
* cuscuz (oficial do português)
* cuzcuz (grafia mais utilizada na América Latina)
* couscous (grafia utilizada por não-falantes de português ou espanhol)


Cuscuz é um prato originado do Maghreb (couscous), região do Norte de África. Consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, mas também pode ser à base de farinha ou polvilho de milho ou mandioca. Salgada e levemente humedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. Daí, tem a sua cocção pela infusão no vapor. Pode ser incrementado com outros ingredientes, como é o costume do Sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-seca, como é a preferência no Nordeste.

Além do Brasil, o cuscuz também é consumido em outros países da América Latina. A grafia francesa couscous, é frequentemente usada para todas as variações deste prato em livros de culinária europeus.

Em Cabo Verde o cuscuz é um bolo tradicional, feito com farinha de milho, e cozido a vapor num recipente de barro especial (chamado binde), análogo a uma cuscuzeira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Paulo !
Essas vendedoras de guloseimas típicamente nossas, fazem parte da nossa paisagem urbana e além de tudo, perpetuam essas iguarias que, pela qualidade,
comprovadamente, possuem segredos em suas receitas que passam de geração a geração.
Adorei sua escolha, a foto está bela.
Um beijo

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado