domingo, 30 de setembro de 2007

Sede, muita sede!


Sede, muita sede!, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

A POESIA DO PÁSSARO CATIVO

Tinha um livro onde dizia
prender um pássaro é covardia
se o coitadinho cai no alçapão
logo é levado para a prisão

Mesmo a gaiola sendo dourada
é para o vôo muito apertada
não adianta colocar água fresca nem alpiste
porque ainda vai ficar muito triste

Se ele falasse, logo dizia
Porque me prendes ? é covardia
porque eu voava por toda a mata
bebia água numa cascata
comia o inseto que eu escolhia
e equilibrava a ecologia

Não fala a ave, diz o papai !
mas o poeta ouve o seu ai !
e a todos clama: sim, é covardia!
não prendam a ave nem a poesia

Deus nos fez livres e sua vontade
é que vivamos em liberdade...

Prof. Ângelo M. M. da Rocha
(adaptado original de Neide H.L.Marques)

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Da piscina.


Da piscina, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Leonardo Boff , disse que “Nossos filhos e netos amaldiçoarão nossa geração, que sabia das ameaças e não evitou a tragédia anunciada” Talvez sim, talvez não. Enquanto isso não acontece, e nesse pouco tempo que me resta, eu quero amá-lo muito!

Da piscina.


Da piscina., upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Cores, curvas e simetria.

Vi, gostei e fotografei. Espumas flutuantes usadas no treinamento do Caio

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Da minha varanda.


Da minha varanda., upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O bem-te-vi (Brasil) ou grande-kiskadi (Portugal) é uma ave passeriforme da família dos tiranídeos de nome científico Pitangus sulphuratus, que provêm de pitanga guassu, ou seja, pitanga grande, forma pela qual os índios brasileiros tupi-guarani o chamavam; e do latim sulphuratus, pela cor amarela como enxofre no ventre da ave. A espécie é ainda conhecida pelos índios como pituã, pitaguá ou puintaguá. Outras acepções existentes são triste-vida, bentevi, bem-te-vi-verdadeiro, bem-te-vi-de-coria, tiuí, teuí, tic-tiui e siririca (somente para fêmeas). A versão portuguesa da palavra se assemelha com a anglófona: great kiskadee. Na Argentina é conhecido como bichofêo, vintevêo e bentevêo; na Bolívia como frío; e de qu'est -ce na Guiana Francesa.

Os únicos representantes do género Pitangus eram o bem-te-vi e a espécie Pitangus lictor [1], porém atualmente só uma espécie enquadra-se neste género, o próprio bem-te-vi. A espécie Pitangus lictor agora é sinonímia da atual Philohydor lictor, o bem-te-vizinho [2].

A escrita bentevi não é reconhecida pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.[3]

Medindo cerca de 23,5 cm, caracteriza-se principalmente pela coloração amarela viva no ventre e uma listra branca no alto da cabeça, além do canto que nomeia o animal. Considerado um dos pássaros mais populares do Brasil, é um dos primeiros a vocalizarem ao amanhecer.

Upload feito por pqueirozribeiro em 24 Set '07, 7.03 BRT.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Lagoa do Marapendi


Lagoa do Marapendi, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

O Parque Ecológico do Marapendi foi projetado em 1996, pelos Arquitetos Paisagistas: Fernando Chacel, Sidney Linhares e equipe, para responder, as necessidades requeridas pela legislação ambiental de proteção da lagoa, mas também passível de representar todo um conjunto de intenções sustentadas por aqueles que defendem e acreditam na ideologia do meio ambiente.
O Parque Ecológico de Marapendi tem sido, sem dúvida, uma área de experimento, das mais importantes do município, para a re-criação, por ecogênese, da cobertura vegetal destruída ou fortemente degradada, da planície da Baixada de Jacarepaguá, cujo processo de ocupação é responsável pelo quase extermínio da estrutura superficial da paisagem regional.

Abacaxi gelado


Abacaxi gelado, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

O termo abacaxi (em português) é, com forte probabilidade, oriundo do tupi ibacati, ‘bodum ou fedor de fruto’, ‘fruto fedorento’ (ibá, ‘fruto’, cati, ‘recender ou cheirar fortemente’), documentado já no início do séc. XIX.

O termo ananás (em português e espanhol) é do guarani naná, e documentado em português na primeira metade do séc. XVI e em espanhol na segunda (1578), em que é empréstimo do português do Brasil ou da sua língua geral.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Helicônica


Helicônica, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Flor de bananeira é o nome popular. Foto tirada no Parque do Marapendi.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Cinco aviões


Cinco aviões, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Aviões de isopor, brincadeira tradicional de crianças na Praia do Recreio dos Bandeirantes.

domingo, 9 de setembro de 2007

Vendido na praia - Bijuterias hippie.

Vendido na praia - Bijuterias hippie.

Contribuição de Flavina Braga

É uma técnica milenar, surgiu antes de Cristo, provavelmente na Mesopotâmia
A Arte Millefiori foi muito utilizada no antigo Egito, em objetos de adorno. Mas, posteriormente, desapareceu por muitos séculos, sendo então redescoberta na Itália, somente no século 15. Com a desculpa de que os fornos seriam causadores de incêndios, os vidreiros italianos foram isolados na Ilha de Murano. Lá esses artistas do vidro eram proibidos de deixarem a ilha, sob risco de morte, para que o segredo dessa preciosa técnica não fosse revelado ao mundo. Mas sair de Murano, para muitos operários, também significava a independência e o reconhecimento de sua arte na Europa, tornando-se mestres.

Foi assim que essa arte se espalhou.
Durante o século 19, a arte Millefiori viveu uma grande momento na Europa. Mais tarde, durante a segunda guerra mundial, quase desapareceu, ressurgindo com grande força após a mesma, somente por esforço e mérito dos habilidosos artistas.
Hoje, colecionadores pagam verdadeiras fortunas por objetos em Millefiori, principalmente os famosos pesos de papel, muito bem cotados em leilões.
A técnica foi adaptada à cerâmica plástica, mas o princípio é o mesmo...trabalha-se juntando os bastões coloridos, depois o corte transversal, e no caso do Fimo, a queima em forno caseiro.
Hoje em todo o mundo encontramos peças em Millefiori confeccionadas com essa massa alemã, e não apenas na bijuteria....pois existe uma variedade enorme na aplicação desta técnica. Mas é justamente na bijuteria, muitas vezes tão desprovidas de arte, onde encontramos uma linda maneira de aplicarmos esta surpreendente técnica e valorizarmos em muito o nosso trabalho.



sábado, 8 de setembro de 2007

Esperando o paciente.


Esperando o paciente., upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade.

Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão. Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de “Terapia de Massagem Terapêutica” ou Terapia Manipulativa.

Corrosão.

Corrosão. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A corrosão metálica é a transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na liberação de energia.

Geralmente, a corrosão metálica (por mecanismo eletroquímico), está associada à exposição do metal num meio no qual existe a presença de moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Vendedora de cuscus


Vendedora de cuscus, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
* cuscuz (oficial do português)
* cuzcuz (grafia mais utilizada na América Latina)
* couscous (grafia utilizada por não-falantes de português ou espanhol)


Cuscuz é um prato originado do Maghreb (couscous), região do Norte de África. Consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, mas também pode ser à base de farinha ou polvilho de milho ou mandioca. Salgada e levemente humedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. Daí, tem a sua cocção pela infusão no vapor. Pode ser incrementado com outros ingredientes, como é o costume do Sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-seca, como é a preferência no Nordeste.

Além do Brasil, o cuscuz também é consumido em outros países da América Latina. A grafia francesa couscous, é frequentemente usada para todas as variações deste prato em livros de culinária europeus.

Em Cabo Verde o cuscuz é um bolo tradicional, feito com farinha de milho, e cozido a vapor num recipente de barro especial (chamado binde), análogo a uma cuscuzeira.

Barba-de-barata


Barba-de-barata, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Barba-de-barata

Caesalpinia pulcherrima (L.) Sw.
BARBA-DE-BARATA
Nome científico: Caesalpinia pulcherrima (L.) Sw.

Família: Fabaceae.

Sinônimo botânico: Poinciana bijuga Lour., Poinciana elata Lour., Poinciana pulcherrima L.

Outros nomes populares: brio-de-estudante, árvore-da-ave-do-paraíso, chagueira, chagas-de-jesus, flor-do-paraíso, flor-de-pavão, flor-da-ave-do-paraíso, flamboianzinho, renda-de-ouro, flamboyanzinho, barba-de-barata, poinciana-anã, vaio-de-estudante, orgulho-de-barbados.

Constituintes químicos: Alcalóides.

Propriedades medicinais: abortiva, emenagoga, excitante, febrifuga, laxante, odontalgica, tônica, purgativa.

Indicações: angina tonsilar, catarro pulmonar.

Parte utilizada: sob orientação médica.

Contra-indicações/cuidados: muito tóxica. Uso somente sob orientação e acompanhamento médico.
A ingestão das vagens ou sementes produz intensa gastrinterites com vômitos, cólicas abdominais e diarréia. As vezes ocorre distúrbios hidroeletrolíticos.

Antídoto/Tratamento: Lavagem gástrica deve ser realizada cautelosamente devido as propriedades irritantes do vegetal. O tratamento é sintomático, incluindo administração de demulcentes e anti-espasmódicos. Aporte líquido adequado para evitar desidratações.

Maré mansa

Maré mansa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A rede de descanso (ou rede de dormir) é um utensílio doméstico de origem indígena, que originalmente era feita com cipó e lianas. Chamadas de hamaka. Consiste numa espécie de tecido com alças. Muito utilizada para dormir, também é usada para transportar e enterrar os mortos no meio rural nordestino.

Hoje em dia, as redes são fabricadas de diversas formas e materiais, desde as mais tradicionais de fio, tecidas em "batelão" (tear) mecânico ou elétrico, até as feitas a partir de tecido ou de materiais sintéticos como nylon e outros materiais. Na região nordeste do Brasil, a rede ainda é muito utilizada para dormir em substituição à cama, sendo também tradicionalmente utilizada para descanso em casas de praia (casas de veraneio).

sábado, 1 de setembro de 2007

Vela, lampião e luminária.


Vela, lampião e luminária., upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lampião é um objeto usado para iluminar, a base de querosene ou a gás. Uma das primeiras fontes de iluminação que era usadas antes da invenção da lâmpada. O lampião a gás foi inventado em 1792, e foi uma das circunstâncias que possibilitaram o aumento da jornada de trabalho nas fábricas, principalmente da Inglaterra. Muitos povos ainda usam o lampião que se destaca principalmente na cultura gaúcha e italiana onde as mesmas fazem festas e bailes a base de iluminação "do lampeão".