segunda-feira, 26 de julho de 2010

Proteção

Proteção(em DUO)

"A Fortaleza de Santa Cruz, a mais importante do país, está situada sobre a ponta de um rochedo, num local onde todos os barcos que entram ou saem do porto são obrigados a passar a uma distância inferior ao alcance de um tiro de mosquete. A fortificação consiste numa compacta obra de alvenaria de 20 a 25 pés de altura, revestida por umas pedras brancas que parecem frágeis. Sua artilharia conta com 60 peças de canhão, de 18 e 24 polegadas de calibre, instaladas de modo a cobrir a parte externa da entrada do porto, a passagem e uma parte do interior da baía [de Guanabara]. Cada uma das peças referidas foi colocada no interior de uma canhoneira, o que gera um inconveniente: mesmo diante de um alvo móvel, como um barco à vela, elas só podem atirar numa única direção." (tradução livre do manuscrito Relâche du Vaisseau L'Arc-en-ciel à Rio de Janeiro, 1748. Biblioteca Nacional da Ajuda, Lisboa, apud: FRANÇA, 1997)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

7 comentários:

Gaspar de Jesus disse...

Oi PAULO
Parabéns pela excelente série de fotos desta linda Fortaleza.
gostei do "Sovaco do Cristo".
Abç
G.J.

Costea Andrea Mihai disse...

again :) excellent composition and place..i like this warm sepia tone!! regards!!

Petra Mafalda disse...

Linda esta foto o lugar deve ser mesmo maravilhoso!
Parabéns

Unknown disse...

Looked at your blog with interest, unfortunately I do not speak your language but your photos speak a thousand words. Love the arches and reflection shot. Thanks for your comment on my blog it is much appreciated. Will follow your blog and look forward to viewing more of your work. Kev UK

Luz Santos disse...

Muito bonita esta fotografia.
O sépia fica-lhe bem, dando-lhe contrastes diferentes dos que poderíamos imaginar.
Parabéns pela sua arte fotográfica.
Obrigada por me ter comentado.
A Luz A Sombra

JS TREINAMENTOS VAREJO disse...

Bela Foto!!!

2 ZEROS disse...

Muito boa a sua fotografia e uma boa descrição da "Protecção".
Gostei muito das suas fotografias que encontrei por acaso, nas pesquisas sobre fotografia e fotógrafos que, por vezes faço nos Blogues.