segunda-feira, 20 de abril de 2009

Jardim Botânico - Casa dos Pilões, da janela.

Jardim Botânico

Jardim Botânico - da Janela, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Museu-Sítio Arqueológico Casa dos Pilões
Origem

A Casa dos Pilões era uma das unidades de produção da Real Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas. A Fábrica de Pólvora desempenhou um papel de vital importância para a segurança do Império do Brasil, como responsável pela produção do explosivo que abastecia todo o mercado brasileiro. Na Oficina do Moinho dos Pilões realizava-se a etapa mais perigosa do processo de produção do explosivo - a compactação da pólvora.
1831- Desativação e Reformas

Após sua desativação, em 1831, a edificação sofreu várias reformas e teve diversas utilizações, entre as quais a de residência e laboratório do botânico Dr. João Geraldo Kuhlmann e, após sua morte, a de Museu Kuhlmann.
Hoje - Museu-Sítio Arqueológico

Em 1984, houve a confirmação da existência do sítio arqueológico da Oficina do Moinho de Pilões. Os resultados obtidos nas prospecções nortearam a definição do novo uso do imóvel como " Museu-Sítio Arqueológico Casa dos Pilões". Além do próprio prédio, onde uma maquete simulao funcionamento da oficina, uma exposição permanente apresenta objetos e fragmentos encontrados nas escavações arqueológicas.

Casa dos Pilões - Paulo Sérgio Matto

Um comentário:

maris stella disse...

Do interior do museu, muito linda a paisagem. E esse enquadramento é tudo!
Beijos.