quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Perfil


Perfil, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Meu lindo.


Meu lindo., upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Muito levado, e lindo de morrer!

sábado, 10 de outubro de 2009

Exposição em Cabo Branco


Exposição em Cabo Branco, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

domingo, 4 de outubro de 2009

Jacarandá e ouro.


Jacarandá e ouro., upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Sacristia da Igreja de São Francisco de Assis, JP

Sacristia


Sacristia, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Altar


Altar, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Altar da Capela

Altar da Capela

O Santo do Pau Oco

O Santo do Pau Oco Como surgiu a expressão "santo do pau oco"?



(Francarlos Ribeiro, São Luís, MA)


Foi provavelmente no Brasil Colonial do século XVIII, auge da mineração no país. Acredita-se que as imagens de santos esculpidas em madeira oca eram recheadas de ouro e pedras preciosas para passar pelos postos de fiscalização da Coroa Portuguesa. Assim, evitava-se o pagamento de impostos altíssimos. Como não foi encontrado nenhum registro preciso de um caso como esse, as estatuetas com aberturas nas costas, típicas dessa época, são a única pista de que a prática tenha realmente existido além, é claro, da tradição oral, afirma o historiador Luciano Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A expressão ainda hoje muito usada para se referir a pessoas hipócritas ou mentirosas aparece, porém, com uma origem ligeiramente diferente no Dicionário do Folclore Brasileiro (1954), de Câmara Cascudo, o mais importante folclorista do país, onde está escrito que as imagens de santos vinham de Portugal cheias de dinheiro falso.

São Francisco de Assis de Joelhos


São Francisco de Assis de Joelhos, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

sábado, 3 de outubro de 2009

A cruz e a igreja


A cruz e a igreja, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Trata-se de um dos mais importantes complexos barrocos do País. A igreja propriamente dita somente foi concluída no ano de 1770, depois de ter sido iniciada pelos frades franciscanos, ter suas obras interrompidas pela invasão holandesa e de vê-las reiniciadas algumas vezes. Os franciscanos pertenciam à ordem fundada por São Francisco e, na Paraíba, receberam terreno de Frutuoso Barbosa, para construção do seu convento, que depois viria a hospedar o célebre historiador e religioso Frei Vicente de Salvador. Os franciscanos vieram à Paraíba porque, para a tarefa de catequização dos gentios, não bastavam os jesuítas. O convento foi iniciado em 1590 pelo Irmão Francisco do Campo Mayor, depois de projetado pelo Frade e Arquiteto Francisco dos Santos.

O Conjunto Franciscano compreende: Adro da Igreja de São Francisco, Convento ou Claustro da Igreja de São Francisco, Cruzeiro da Igreja de São Francisco, Fonte de Santo Antonio, Igreja de São Francisco e o Relógio de Sol.
Fonte: Turismo em João Pessoa