sábado, 15 de novembro de 2008

Da sacada..."O natural também é uma pose". Oscar Wilde


Da sacada..., upload feito originalmente por pqueirozribeiro.

Da sacada de um dos restaurantes, cozinheira dá um olhada no animado movimento do Centro Cultural da Rua do Mercado no RJ.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Do Centro Cultural


Do Centro Cultural, upload feito originalmente por pqueirozribeiro.


Foto tirada durante o Iº Cordel de Crônicas Fotográficas do Rio de Janeiro, realizado no dia 8 de nov/08 no Centro Cultural da Rua do Mercado

terça-feira, 4 de novembro de 2008

JB - Samambaia e o nascimento de um feto

Indumento dos fetos

Nas samambaias ou fetos, o crescimento das epidermes de caules e folhas são comuns e variados, e estas características são bastante importantes na descrição e na identificação. As conseqüências simples compuseram de uma única pilha ou uma corrente de diversas pilhas é chamada geralmente os cabelos ou os trichomes. Trichomes que tem duas ou três fileiras paralelas das pilhas na base e em uma única lima das pilhas na ponta é chamado cerdas (setae). Umas conseqüências mais elaboradas que dêem forma a placas lisas de 3-20 ou mais fileiras das pilhas são escalas (paleae). As escalas podem ser unidas na base ou centralmente em um stalk pequeno. Uma das características mais distintivas de muitos cabelos e escalas é a presença de pilhas secretoras terminais ampliadas e arredondadas. Os cabelos glandular, chamados às vezes as glândulas, podem caracterizar a espécie particular. Tais glândulas não devem ser confundidas com os nectários, que são também estruturas secretoras. Os nectários são raros nos ferns e foram encontrados no fern do bracken e em determinados polypodies. Gametophytes de a maioria de ferns tende a ter os cabelos amaronzados ou incolores distintivos (rhizoids) esse aparentemente saque coletar a água e para escorar a planta.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.